quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dahl de Grão-de-Bico

Dahl (Dal, Dhal ou ainda Daal) é cozido preparado a partir de leguminosas (grão-de-bico, lentilhas, ervilhas ou feijão), presente na culinária de boa parte da Índia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka e Bangladesh. É regularmente consumido com arroz e legumes no sul da Índia, e com arroz e chapati (clique para ver a receita) no norte da Índia e no Paquistão. O Dahl é uma excelente fonte de proteínas para uma dieta equilibrada...


Dahl de Grão-de-Bico


Ingredientes


250g de grão-de-bico
3 colheres de sopa de óleo
2 colheres de chá de sementes de coentro em pó
1 colher de chá de cominho em pó
2 paus de canela
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1 colher de chá de garam massala (clique para ver a receita)
2 colheres de chá de semente de mostarda
5 cravos
2 colheres de chá de açafrão
1 pimenta malagueta ou chili bem picadinha (ou mais, se vc quiser)
2 colheres de chá de açúcar mascavo
sal a gosto
3 tomates sem pele e sem semente
3 folhas de curry ou 6 folhinhas de pitangueira (Veja bem, não é o pózinho que também se chama curry, são folhas da planta, que são dificilmente encontradas no Brasil. Por isso a opção de substituí-las pelas folhas de pitangueira... Mas, se nem isso você encontrar, pode fazer sem mesmo.. rsrs)
2 colher de sopa de suco de limão


Modo de Preparo


Deixar o grão-de-bico de molho na véspera, como 3 ou 4 dedos de água acima dos grãos.
Levar o grão-de-bico para cozinhar na panela de pressão com a mesma água e um fio de óleo. Cozinhar por 15 minutos após "pegar pressão".
Em outra panela, aqueça o óleo e de uma rápida fritada nos tempero (coentro, cominho, canela, gengibre, garam massala, mostarda, cravos, açafrão e pimenta).
Junte o grão-de-bico e deixe ferver um pouco.
Adicione os tomates e as folhas de curry (ou de pitangueira) e ferva até que o tomate comece a desmanchar e o caldo fique mais encorpado.
Adicione o açúcar e o sal e deixe ferver mais um pouco.
Junte o limão e desligue o fogo.


Atenção: Esse prato, como é uma característica marcante da comida indiana, é apimentado... Ele tem uma aroma riquíssimo e leva uma grande variedade de temperos, porém o sal, praticamente, não é utilizado. Como nós ocidentais estamos muito acostumados ao paladar salgado, se você também não utilizar a pimenta, a comida indiana provavelmente lhe parecerá insossa...

Um comentário:

  1. Adorei e vou fazer!
    Meu blog aqui e : http://quintaldosaromas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir